sexta-feira, 30 de maio de 2025
Documentário sobre a história de Açailândia entra na fase final e será lançado em breve.
A produção do documentário “Açailândia, Conhecendo sua História” está em fase de finalização e tem previsão de estreia para o início do segundo semestre. O média-metragem, com duração de até 60 minutos, é dirigido por Zeca Carvalho, Arnoldo Arnoh, Ronaldo Silva e Valdo Vale, e promete um verdadeiro mergulho na memória coletiva do município, localizado na região sul do Maranhão.
O documentário tem como proposta principal o resgate da história de Açailândia, a partir da década de 1960, logo após a abertura da rodovia Belém-Brasília (BR-010), inaugurada pelo presidente Juscelino Kubitschek, com o propósito de integrar o Norte ao Centro-Sul do país. A obra também destaca o papel da BR-222, via que contribuiu para consolidar a ocupação e o desenvolvimento da região.
Depoimentos exclusivos, fotografias históricas, imagens inéditas e uma intensa pesquisa documental compõem a narrativa audiovisual, que busca retratar os principais acontecimentos e personagens da educação, política, economia e cultura local, especialmente durante os anos 60, 70 e 80.
A obra será inicialmente exibida de forma presencial no Teatro Municipal de Açailândia / Sala de Cinema e, posteriormente, em escolas da Rede Municipal de Ensino, com previsão de atingir diretamente um público estimado em até 10 mil espectadores. Após esse período, o documentário ficará disponível nas redes sociais do projeto: @acailandiaconhecendosuahistoria.
Além do caráter artístico e cultural, o projeto tem forte viés educacional e social, sendo voltado especialmente para estudantes, professores, historiadores e toda a comunidade interessada em conhecer as raízes do município.
Preservação da memória e identidade local
Segundo os realizadores, a produção visa preservar a memória dos pioneiros e valorizar o legado das famílias que migraram para a região em busca de melhores condições de vida. O projeto busca identificar, por meio de depoimentos e registros documentais, como se deu o surgimento de Açailândia e quais os principais desafios enfrentados pelos primeiros habitantes.
Além disso, o filme abordará o processo educacional local e o papel da educação no desenvolvimento econômico e social da cidade.
Justificativa e relevância cultural
A justificativa do projeto está ancorada na célebre frase da historiadora Emília Viotti da Costa:
“Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado.”
A ausência de um documentário que retrate de forma fidedigna e acessível a origem de Açailândia motivou a criação desta obra. O filme se propõe a preencher uma lacuna histórica, servindo como fonte de pesquisa e material didático para escolas e instituições culturais.
A produção incluiu pesquisas em órgãos como a Biblioteca Nacional, o MAVAM – Museu da Memória Audiovisual do Maranhão, o Arquivo Nacional e o Arquivo Nacionalista. Também foram realizadas pesquisas bibliográficas em obras como:
Caminho para Açailândia passando por Imperatriz, da escritora Francila Miranda;
Panorama Histórico de Açailândia, do professor Ariel Costa Primo;
Meu pai, Bernardo Sayão, da escritora Léa Sayão, filha de Bernardo Sayão.
Reunindo assim um vasto acervo de conteúdo, o documentário compõe uma narrativa envolvente, educativa e emocionante, que contribui para manter viva a história da cidade e de seus habitantes.

Assinar:
Postar comentários (Atom)
o Flamengo de felipe luiz, perdeu pro bayern e dá adeus à copa do mundo de Clubes.
MIAMI (EUA) – O Flamengo está eliminado da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Neste domingo (29), o Rubro-Negro foi superado pelo Bayern de M...

-
Os trabalhos de artistas e artesãos açailandenses viram atração no setor comercial nesta manhã de segunda feira. Os artesões ...
-
31/08/2017 08h34 31/08/2017 08h34 - Atualizado em 31/08/2017 09h09 A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Açailândia p...
Nenhum comentário:
Postar um comentário