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Black Friday 2016 atrai menos consumidores do que nas outras edições.
Nas primeiras horas, houve um menor número de buscas, menções nas redes
sociais e até reclamações. Por outro lado, as consultas à reputação das
empresas aumentaram. Até as 6h desta sexta-feira, dia 25, o Reclame Aqui
recebeu 581 queixas relacionadas à campanha, contra 831 no mesmo
período do ano passado, uma queda de 30%.
No site, o site Kabum! é
o líder de reclamações, com 159 ocorrências. o segundo lugar é da
Americanas.com - Loja Online, que recebeu 44 queixas nas primeiras
horas. O principal motivo de queixas dos consumidores foi a propaganda
enganosa, que representou 19,6% dos casos. Em segundo lugar apareceram
as divergências de valores, com 11% dos problemas, seguido de
dificuldade para finalizar a compra, com 8,4%. A maior causa de
reclamações nos últimos anos, a maquiagem de preços, caiu para quinto
lugar, com 6,7% de descontos anunciados sobre preços que haviam subido.
O CEO do Reclame Aqui, Maurício Vargas, explica o desinteresse:
“Os sites oferecem uma média de 26% de desconto e não os 50% ou 60% que todos esperam numa Black Friday”.
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