Há muita confusão no mercado quando o assunto é assessoria de
imprensa. Seja do lado de quem contrata, e até mesmo do ponto de vista
dos próprios profissionais que muitas vezes desempenham múltiplas
funções em sua rotina de trabalho e pouco param para refletir sobre seu
ofício.
Grosso modo, a assessoria de imprensa pode ser entendida como uma
estratégia de comunicação que busca facilitar a relação entre a imprensa
(veículos de comunicação) e as empresas, organizações ou pessoas
físicas, com o objetivo de gerar notícias positivas de seus clientes na
mídia e/ou gerenciar eventuais crises de imagem.
O assessor de imprensa é o profissional responsável por administrar
as informações de seus clientes e transformá-las em conteúdo de
interesse (pautas) para os veículos de comunicação. Em outras palavras, o
principal objetivo do assessor é conquistar espaço editorial na mídia
de forma a gerar visibilidade para seus clientes.
O processo funciona da seguinte forma:
1) o assessor de imprensa determina o que é ou não notícia dentro do seu cliente, qual tratamento será dado a esta informação e para qual(is) veículo(s) esse conteúdo deve ser direcionado;
2) ele divulga essa notícia aos jornalistas e formadores de opinião, empregando as mais variadas ferramentas (press-releases, press-kits, coletivas de imprensa etc.);
3) caso algum veículo se interesse pelo assunto, utilizará o material para publicação ou agendamento de entrevistas.
1) o assessor de imprensa determina o que é ou não notícia dentro do seu cliente, qual tratamento será dado a esta informação e para qual(is) veículo(s) esse conteúdo deve ser direcionado;
2) ele divulga essa notícia aos jornalistas e formadores de opinião, empregando as mais variadas ferramentas (press-releases, press-kits, coletivas de imprensa etc.);
3) caso algum veículo se interesse pelo assunto, utilizará o material para publicação ou agendamento de entrevistas.
Vale ressaltar que tanto o agendamento de entrevistas quanto a
publicação de matérias são gratuitas. Damos a este processo o nome de
mídia espontânea. Ou seja, não se paga por essa publicação. Paga-se para
a assessoria trabalhar de forma a conseguir esse resultado.
Diferentemente da publicidade, o assessor não compra espaços nos
meios de comunicação. O sucesso da divulgação depende da relevância do
seu conteúdo e cabe única e exclusivamente ao jornalista do veículo
determinar sua publicação ou não.
Para aumentar as chances de “emplacar” uma matéria, o conhecimento
das rotinas de uma redação, organização e planejamento são palavras de
ordem na assessoria de imprensa. Um bom profissional deve ser
especialista não apenas em seu cliente, mas também conhecer os veículos e
jornalistas aos quais direciona suas divulgações de forma a despertar
seu interesse.
Em meio ao enorme volume de notícias que circulam atualmente, ter um
profissional capaz de gerenciar as informações relevantes e
apresentá-las de forma atrativa é essencial para conseguir se destacar
diante de tantas novidades diárias. A contratação de um assessor de
imprensa se torna uma iniciativa estratégica para os negócios.
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