AGÊNCIA BRASIL.
Dois municípios maranhenses foram sorteados e serão fiscalizados. São eles: Presidente Médici e Maranhãozinho.
IMPERATRIZ – A Controladoria-Geral da União (CGU) sorteou hoje (2) 60 municípios para fiscalizar a aplicação de recursos federais nos últimos dois anos. Apenas municípios com até 100 mil habitantes participam do sorteio, que é feito nos mesmos moldes dos da Loteria Federal.
Dois municípios maranhenses foram sorteados e serão fiscalizados. São eles: Presidente Médici e Maranhãozinho. Veja a lista dos municípios sorteados aqui.
É a 40ª edição do sorteio, que existe desde 2003. Já foram fiscalizados mais de 2 mil municípios, o que corresponde a quase 40% do total, e recursos superiores a R$ 20 bilhões. Dependendo da disponibilidade de mão de obra e recursos da controladoria, podem ser feitos até três sorteios por ano, chegando a 180 municípios fiscalizados.
De acordo com o secretário executivo da CGU, Carlos Higino, o foco está nos recursos federais destinados à área social, como saúde e educação. “Sabemos que são os recursos que chegam mais próximo da população e que são mais importantes para aquele grau de proteção mais básico”.
Segundo Higino, auditores vão a cada um dos 60 municípios e conferem a aplicação de programas como Saúde da Família, Farmácia Popular e Merenda Escolar. Ao final da auditoria, as irregularidades encontradas vão para um relatório. Cada relatório é entregue aos tribunais de Contas estaduais e, no caso de crimes de improbidade administrativa, ao Ministério Público.
Os municípios sorteados nesta etapa não farão parte de outros sorteios este ano. O objetivo é poder fiscalizar cidades que ainda não foram sorteadas, independentemente do perfil partidário do gestor municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário