- RHAYSA NOVAKOSKI / IMIRANTE IMPERATRIZ
Para levar os passageiros, veículos usam a faixa exclusiva para ônibus.
IMPERATRIZ – Desde a implantação do corredor exclusivo para ônibus na rua Luís Domingues, no final de 2014, muitos motoristas de transporte alternativo vêm se aproveitando da situação.
Um dos principais motivos de reclamação é a presença das vans, que fazem otransporte de passageiros para municípios vizinhos (como Montes Altos, Davinópolis, Governador Edison Lobão, etc), e usam a faixa, atrapalhando e atrasando a circulação dos ônibus coletivos.
De acordo com o secretário de trânsito, Cabo J. Ribamar, essa conduta é ilegal, uma vez que desrespeita a determinação de exclusividade para o transporte coletivo.
O corredor exclusivo para ônibus funciona até o final de janeiro dentro do período de adaptação. Segundo a Secretaria de Trânsito de Imperatriz (Setran), a partir de fevereiro os motoristas pegos circulando ou estacionados na faixa, cometerão infração e estarão sujeitos a multa.
O diretor da Viação Branca do Leste (VBL), Denis Policarpo, disse que além das vans, os motoristas, também, reclamam dos táxis alternativos, moto-taxistas ecarros de passeio que invadem o local delimitado.
“Tem que ter uma fiscalização mais ostensiva em cima desse corredor, pra que venha educar transporte e o trânsito de Imperatriz”, apela.
Segurança
O desrespeito, também, é motivo de insegurança para os passageiros. Aenfermeira aposentada Virgem Dias, conta que, ao sair do ônibus quase foi atropelada por uma moto, que estava ultrapassando pelo lugar errado (direita) e dentro do corredor exclusivo.
“Para mim isso é coisa de marginal, quem não respeita as leis, como tão fazendo aí, é marginal”, desabafa a aposentada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário