O objetivo é Instrumentalizar professores e
agentes comunitários para trabalhos de sensibilização, valorização e preservação do patrimônio
cultural local; Propiciar reflexões a partir do presente sobre como nos
relacionamos com nosso passado; Instigar os participantes a se aprofundar nos
conceitos de patrimônio cultural em suas diferentes dimensões; patrimônio ambiental,
material e imaterial; Articular o conhecimento tácito dos ouvintes aos conceitos
de patrimônio cultural; Promover exercícios que visibilizem valores culturais
mobilizadores e estruturadores do cotidiano; Demonstrar possibilidades de
abordagem, cuidado, mapeamento e aproximação com os bens patrimoniais local.
Para isso, foi utilizado um prospecto
informativo sobre o patrimônio cultural local, especialmente desenvolvido para
a ação educativa a partir das pesquisas realizadas na região de abrangência da
referida Linha de Transmissão de energia elétrica. Foram utilizadas imagens,
por meio de equipamentos multimídia, dos patrimônios identificados e
salvaguardados pelo Estado, bem como aqueles mapeados pela equipe de pesquisa.
A professora de artes, Neiva Antunes, falou
da importância dessa oficina. “Nós sabemos que Açailândia foi construída a
partir da chegada de pessoas de vários lugares e países que trouxeram sua cultura, e isso acaba agregando valores
na sociedade local. E consequentemente
poderemos trabalhar a diversidade cultural nas escolas através de
projetos”.
ZECA CARVALHO
DRT/MA1041
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