sexta-feira, 2 de agosto de 2013

PNLD 2013: PROFESSORES ESCOLHEM OS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.



O encontro pedagógico coordenado pela professora  Eline Nascimento, foi  realizado na manhã desta sexta-feira na Escola Jurgleide Alves Sampaio e  teve uma  abertura animada. Os professores foram recebidos pela fanfarra da escola, em seguida  se dirigiram para as salas  onde os técnicos da  secretaria de educação os  aguardavam para  proceder a escolha dos livros didáticos.  

As professoras Cácia Mônica  e  Elaine Beatriz , Coordenadoras  da Secretaria de Educação fizeram questão de visitar todas  as salas  lembrando os professores que o desafio é grande, mais  escolhessem  com muita seriedade  os livros que melhor se adequassem a nossa realidade  e atendessem as exigências das diretrizes da educação.
Os professores analisaram as publicações das editoras para eleger as que serão utilizadas em sala de aula em 2014 no Ensino Fundamental II ( 6º ao 9º ano) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Inglês, Ciências.

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) distribuiu o guia com resenhas dos materiais pré-aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) e orientações sobre a seleção. A equipe também utilizou as OTMs e as matrizes de Competência e Habilidade das avaliações externas na análise das coleções.
 A responsabilidade é grande. Por isso, a Secretaria de Educação realizou a escolha de forma coletiva e colaborativa. Os docentes trocaram experiências e também confiaram em suas práticas anteriores. Afinal, esses conteúdos são trabalhados todos os anos. "O próprio guia do MEC é um excelente material, pois traz os critérios de avaliação de cada área", afirma Eline Nascimento . A escolha foi feita de forma consciente e baseada em conhecimentos específicos e técnicos, espera-se que a utilização desses livros em 2014 contribua de fato para aprendizagem dos alunos que dependerá também da prática pedagógico do professor em sala de aula.

FONTE/MEC
ASCOM/PMA
ZECA CARVALHO
DRT/MA 1041





Nenhum comentário: