quinta-feira, 22 de setembro de 2011




URE DE AÇAILANDIA REALIZA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL.

      Recentemente aconteceu o encontro de formação continuada” Leitura e Escrita: Transformando Pessoas” ,  o evento foi realizado no  auditório do  Centro de Ensino Lourenço Antônio Galletti e foi discutido sobre a  importância  da leitura e escrita nas diversas áreas do conhecimento.
Cerca de  duzentos profissionais da educação  as redes de ensino  e representantes dos sete municípios jurisdicionados a Unidade Regional de Educação de Açailândia participaram da formação.
       O evento coordenado pelo Setor Pedagógico teve oito horas de duração contemplando em sua programação, várias atividades, com a  abertura oficial do evento pela Gestora da URE-A, Maria Luiza Oliveira Vieira, Apresentação cultural “Significado da Flor de Mandacaru”, pelo Grupo de Quadrilha Flor de Mandacaru, Palestra “Leitura e Escrita, Transformando Pessoas”, ministrada pela professora mestra Nilce Helena Marques dos Santos da SEDUC-MA, apresentação de projeto de leitura realizado pela professora especialista Solange Tavares, do Centro de Ensino José Cesário da Silva,  Exibição de vídeo alusivo ao tema, oficina de dissertação para os professores, realizadas por educadoras habilitados na área, entre  elas, Ângela Maria do Nascimento, Elaine Beatriz Rocha Queiroz Gomes, Eulália Dias do Norte, Francisca Núbia S. de Oliveira, Maria de Fátima Ribeiro Barbosa, Maria de Fátima Tavares da Silva, Neiva Antunes Pinheiro e Solange Tavares T. da Silva. Segundo os organizadores, o supero  as expectativas e o  objetivos foi  alcançado.
Prof. Edirley Batista, “Estas oito horas de estudos e oficina eu tive mais proveito do que em outra formação de 40 horas”.  
“Todos os materiais apresentaram qualidade, personalização e coerência com o tema abordado, bem como as oficinas. Com certeza podem enriquecer a aprendizagem dos alunos, possibilitando, melhores indicadores”. Profª  Ângela.
“Uma sequência didática concreta é possível a qualquer escritor iniciante ou não, de produzir bons textos”.  Profª Núbia.
“A organização do evento, recepção, café da manhã, almoço, lanche e outros foi tudo de bom, pela motivação, respeito, carinho, aconchego e aliás uma grande forma de interação dos professores. A programação do evento foi maravilhosa, pois diante o exposto todos contribuíram para a aprimoração de conhecimento dos professores para suas práticas transformarem em aprendizagem significativa”. Fátima Barbosa.    
 A  coordenadora concluiu dizendo ; “Entendemos que a formação do educador é fundamental para garantir o direito aos professores de ampliarem seus  conhecimentos, o que envolve a necessidade de incorporar a formação continuada no exercício regular da profissão docente. É imprescindível continuar a formação, até mesmo após concluir o curso superior, em face da evolução rápida dos conhecimentos em todos os campos, bem como das transformações por que vem atravessando o próprio sistema educacional, que implicam na adoção de novos padrões e novos comportamentos”.
O trabalho foi organizado em equipe, com apoio dos demais técnicos da URE de Açailândia. 


                                          Por/Zeca Carvalho

Nenhum comentário: