Uma equipe de profissionais do Centro de Testagem Anônima (CTA) realizou na última terça-feira(26 ) uma série de exames com os moradores da zona rural. Desta vez a população beneficiada foi a do Assentamento 50 BIS, distante da sede do município, aproximadamente 40 quilômetros. Esta é a segunda vez que os moradores do 50 BIS recebem a equipe da saúde em menos de 15 dias.
A Secretaria de Saúde está sempre realizando exames de rotinas tanto nos bairros periféricos da cidade quanto na zona rural e na programação constam: exames de Hepatite Viral, Sífilis e HIV. A meta é atingir todos os moradores da cidade com ênfase maior para os da zona rural onde o acesso a saúde é menor, em função da distância da sede do município, e em alguns assentamentos ainda não ter as suas UBS.
Nesta ação realizada no Assentamento 50 BIS, 110 pessoas entre 17 e 35 anos de idade se submeteram a fazer os exames de HIV, Hepatite Viral e Sífilis, sendo que os resultados dos exames ocorreram dentro da normalidade.
O Centro de Testagem Anônima e Agravos, o CTA, vem realizando esse tipo de ação, com a realização de baterias de exames, desde os primeiros meses de 2013, início da administração Gleide Santos. E ainda na gestão do Secretário Denison Gigante, foi montado um programa de atendimento especificamente direcionado para os moradores da zona rural e principalmente para a população carcerária, programa que também vem sendo cumprido na gestão do secretário Marcos Gigante, prova do compromisso da prefeita Gleide Santos em proporcionar um atendimento de qualidade para a população.